O Livro das Princesas

DSC04054

Título: O Livro das Princesas
Autor: Meg Cabot, Paula Pimenta, Lauren Kate e Patricia Barboza
Editora: Galera Record
Páginas: 288
Onde Comprar: Saraiva | Amazon | Submarino | Americanas
Nota: 4 estrelas

Sinopse:

Meg Cabot recria a história de “A Bela e a Fera“. A bordo de um transatlântico de Miami para Santos, em São Paulo, Belle, uma modelo famosa, irá questionar os próprios valores depois de conhecer um rapaz misterioso e gentil, que se esconde nas sombras.
Paula Pimenta reinventa a história de “Cinderela“. Cintia vê seu cotidiano virar de cabeça para baixo depois da separação dos pais: vai morar com a tia, se afasta do pai e, principalmente, deixa de acreditar no amor. Até que um encontro inesperado e revelador a faz rever as próprias escolhas.
Lauren Kate reconta a história de “A Bela Adormecida“. Duas realidades e três personagens têm seus destinos entrelaçados: um jovem que levou um fora da namorada e se vê obrigado a participar de uma excursão da escola para Paris, uma princesa que há séculos foi vítima de uma maldição e o unicórnio responsável por sua desgraça.
Patrícia Barboza reproduz a história de “Rapunzel“. Camila tem cabelos muitos compridos por causa de uma promessa feita pela madrinha quando estava doente, mas que acaba quando ela fizer 16 anos. Finalmente ela poderá cortar o cabelo e ser normal como as outras meninas. Só que um acidente com o melhor amigo vai mostrar que primeiro ela precisa aceitar quem realmente é.

Todas as vezes em que eu ia à livraria, este livro estava em uma prateleira de destaque, mas nunca prestei muita atenção. Depois de um tempo, eu acabei ficando interessada. Li a sinopse e descobri que o livro era divido em quatro adaptações de contos famosos.

Conto 1: “A Modelo e o Monstro” da Meg Cabot

A versão moderna que a escritora optou seguir, foi bem criativa. Belle é uma modelo famosa e que passa o tempo lendo para fugir da realidade. No primeiro dia do cruzeiro, ela conhece um garoto, o qual ela apelida de “o sombrio misterioso”.
Gostei de como a Meg descreve a “Fera” e os problemas que vivenciamos atualmente.
O conto se passa em um transatlântico apenas com passageiros famosos; de modelos à membros da realeza.

Nota: ★★★★

Conto 2: “Princesa Pop” da Paula Pimenta

O nome da personagem não é Cinderela, e sim Cintia, porém a autora utiliza uma boa ligação, nos lembrando automaticamente da princesa.
Eu adorei as adaptações que a escritora fez, mas ainda mantendo a base da história original: madrasta má e suas duas filhas, e claro, o “sapato de cristal”. Paula junta o conto com a realidade, introduzindo assuntos como traição e desencontros.

Nota: ★★★★

Conto 3: “O Eclipse do Unicórnio” da Lauren Kate

Logo no segundo capítulo, eu já sabia como a história iria se desenrolar.
O personagem principal desta vez não é a princesa, e sim o príncipe. O conto mistura o ambiente real (Paris) com o fantástico (castelos medievais, unicórnios e anjos).
Para mim, esta adaptação foi contada às pressas, se tornando então, a que menos gostei.

Nota: ★★★

Conto 4: “Do Alto da Torre” da Patricia Barboza

Quando eu li o primeiro capítulo, logo pensei que iria ser previsível igual ao conto anterior. Felizmente, eu estava enganada. A Patricia foi criativa e mudou vários detalhes, trazendo mais realidade ao conto. O foco da autora foram assuntos relacionados à amizade e paixão pela música; uma combinação perfeita.

Nota: ★★★★

Em resumo, eu gostei muito deste livro. Foi uma leitura agradável e leve.
Eu lia alguns capítulos antes de dormir, por este motivo, acabei levando exatamente uma semana para concluir a leitura.
Ao final do livro, me pareceu que Meg Cabot e Paula Pimenta tiveram um espaço maior para desenvolverem sua história em relação às outras escritoras. Os capítulos são maiores e cheio de detalhes. A adaptação da Lauren Kate, por exemplo, foi apressada e sem graça. Porém, nem sempre ter um espaço menor, significa que a história vai ser ruim.  Eu nunca li algo da Patricia Barboza, mas posso dizer que em apenas alguns capítulos, ela conseguiu apresentar uma adaptação maravilhosa.

Se você procura um livro para passar o tempo, eu recomendo “O Livro das Princesas”. E não importa a sua idade ou sexo. A leitura vai além desses detalhes.

Anúncios

10 comentários sobre “O Livro das Princesas

  1. Eu já li este livro e me apaixonei por ele. Minhas histórias favoritas é a da Paula Pimenta (minha escritora favorita) depois a da Meg Cabot e por ultimo a da Patricia Barbosa – eu n conhecia o trabalho dela, e amei saber q ela é muito boa – Eu achei que o da Lauren Kate deixoy muito a desejar, a historia ficou meio sem rumo, n sei explicar. Mesmo assim o livro é perfeito 😍

    Curtido por 1 pessoa

    • Sim! Eu também adorei esses três contos. Eu quero muito ler algum livro da Patricia Barboza. Eu achei que ela escreve muito bem. Realmente, o conto da Lauren Kate deixou muito a desejar. Para mim, nada da história fez sentido e foi muito superficial. Se não fosse por esse detalhe, eu teria dado nota máxima ao livro.

      Curtir

Me diga o que achou!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s